• GASTRONOMIA EMOCIONAL

Uma escapadinha em busca da culinária holandesa

Atualizado: há 4 dias


GASTRONOMIA E CULTURA | Liz d'Ávila Ferreira




Gastronomia Emocional em Holambra. Holambra é uma charmosa cidade situada no interior de São Paulo, fundada pelos holandeses no final da década de 1940, onde uma homenagem à amizade dos holandeses e brasileiros intitularam o nome da cidade.



Devido à Segunda Guerra Mundial um grupo de imigrantes chegou ao Brasil em 1948 com o objetivo de produzir leite para toda a região, mas o gado não resistiu ao clima brasileiro. Apenas em 1957, com sementes trazidas pelas famílias holandesas produtoras de flores, a cidade prosperou.



Há muito que se visitar em Holambra, mas especificamente o Restaurante Martin Holandesa, mantido pela família por gerações, que oferece delicada confeitaria e culinária holandesa como divulgação de sua cultura e especial carinho pelos brasileiros, não se pode perder.



Com atendimento acolhedor, no café da manhã a sugestão são os pães integrais ou brancos de sabor denso, com receita da casa, e suas torradas saborosíssimas.



Necessário experimentar o Pannekoek (sing. - Panqueca aberta no prato) que surgiu na Holanda em 1686 e após a 2ª Guerra Mundial, devido à escassez de alimentos, os fazendeiros as consumiam nas 5 refeições diárias. Originalmente era feita com farinha, leite e ovo e hoje se gratina e recheia com queijos diferenciados e outros ingredientes, finalizando uma panqueca de aquecer o coração.



No almoço, os pratos típicos como: Diny Especial, Stamppot, Oma Diny, com Eisbein, kassler, purê de maça e salsichões diversos acompanhados com mostarda escura, em porções ou à la carte, trazem o delicioso gostinho da Holanda para nós.



Às tardes, o Higth Tea Martin oferece um inspirador chá da tarde de tradição europeia, para duas pessoas, de terça a domingo, somente sob reserva. O laguinho e a grande árvore têm sempre a atenção das crianças e na confeitaria, diversidade de tortas, doces, strudel e stroopwafel não poderiam faltar!



Bolachas açucaradas que eram presenteadas durante o Natal na Holanda ou as de consumo diário, nos sabores de coco, amendoim, amêndoa e gengibre podem compor caixas de diversos tamanhos, para presentear amigos e familiares.



No jantar, temperado pelo singularismo e romantismo que o local oferece, o Restaurante tem um cardápio que inclui a culinária contemporânea especialmente escolhido para eternizar cada momento, marcando com bom gosto as suas escolhas.




TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo